Em Dicas, Escritório, Home Office - Tempo de leitura: 3 minutos

 

Você sabe o que são móveis ergonômicos? Na hora de montar um home office, talvez nem passe pela sua cabeça a importância da ergonomia. 

Mas saiba que essa área tem o objetivo de promover bem-estar e saúde no ambiente de trabalho é tão importante que pode prevenir uma série de doenças relacionadas a má postura.

Portanto, neste artigo vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre móveis ergonômicos para home office. 

 

Altura adequada

Trabalhar na cama ou no sofá parece uma ótima ideia, não é mesmo? Mas, se você fizer isso com frequência acabará gerando muitas dores nas costas e indisposição

É aí que entra a importância da altura adequada, da escrivaninha e cadeira, proporcionada pelos móveis ergonômicos. 

A cadeira deve permitir que seus joelhos e quadril fiquem em um ângulo de 90º. Os pés precisam encostar no chão. Se não alcançar, você pode utilizar um pequeno apoio. As coxas, por sua vez, precisam estar totalmente apoiadas no assento. 

A altura da mesa irá variar de acordo com a sua altura. Para alguém de 1,60 m, a altura de 65 cm é a indicada. Quem mede por volta de 1,75 m, pode usar uma mesa com altura de 70 cm.

Caso haja a utilização de notebook, verifique se o monitor está a uma distância de 50 cm a 75 cm dos olhos e a uma inclinação de 10º a 20º em relação à mesa para assim prevenir a vista cansada. Um suporte para manter a altura do monitor adequada é interessante. 

 

 

Cadeira correta

Entre os principais móveis ergonômicos para o home office estão as cadeiras. 

Antes de escolher uma cadeira ergonômica, leve em consideração alguns fatores como: qual o tempo em que você passará sentado, o seu peso e a sua altura. 

Optar por uma cadeira que contenha controle de altura de braço, assento e encosto é necessário para manter a ergonomia.

Mas, como saber se a cadeira realmente é ergonômica? Aqui vão algumas dicas:  

  • O encosto – ou espaldar – da cadeira precisa ter uma regulagem para a altura. Essa altura precisa ser suficiente para que a região lombar das costas seja devidamente apoiada;
  • O espaldar deve ter contato permanente com a lombar e proporcionar pressão positiva sobre ela;
  • Cuidado também com a curvatura do encosto. Algumas cadeiras de escritório não permitem o contato permanente com a lombar por terem curvatura do espaldar muito acentuada, e não proporciona conforto.

Veja todas as dicas de como identificar uma cadeira ergonômica neste artigo

Além dos móveis ergonômicos, para você manter uma rotina saudável no home office, sem comprometer sua saúde física e mental, veja quais outras medidas você pode tomar: 

 

Fique atento à sua postura

Fique atento à sua postura

São muitas as causas que podem levar à má postura. Uma delas são os movimentos repetitivos ou Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e ainda Doenças Osteoarticulares Relacionadas ao Trabalho (DORT).

A LER causa dor, inflamação e pode até levar à imobilização do membro afetado. A má postura e o esforço exagerado e contínuo são as principais causas da LER ou DORT. 

Pessoas que passam muitas horas sentadas em frente ao computador têm ainda mais chances de desenvolverem a má postura.

O corpo na posição errada e até mesmo o uso excessivo de mouse e teclado, podem causar inflamação nos membros superiores. 

Portanto, a utilização de móveis ergonômicos são muito importantes para evitar esses problemas. 

 

 

Faça pequenas pausas

Jornadas de trabalho extensas em que você fica a maior parte do tempo em uma única posição, exige que você faça pequenas pausas. 

O ideal é a cada 2 horas você se levantar, fazer uma pequena caminhada pela casa e alongar braços, costas e pernas. Se você trabalha com digitação e redação, alongue também os dedos.

Aproveite essas pequenas pausas para descansar a vista. Uma dica é focar em um ponto distante por alguns minutos. 

 

 

Ambiente adequado

Mesmo que você adquira os móveis ergonômicos para seu home office, ter um espaço adequado para instalá-los é muito importante. 

Locais muito apertados podem atrapalhar o seu rendimento. Além disso, é importante que seja um ambiente que você tenha privacidade e tranquilidade. 

Gostou das nossas dicas? Se você quiser saber mais sobre móveis ergonômicos para home office, acesse nosso blog. Sempre temos novidades por lá! Além disso, aproveite para dar uma olhada em nossos móveis ergonômicos. Você irá se surpreender com a qualidade e durabilidade.

Posts Recentes
PROCURANDO MÓVEIS PARA SUA CASA OU ESCRITÓRIO?
ENTRE EM CONTATO COM NOSSO CONSULTOR.
Comprar móveis na internet: como garantir uma compra segura?Decoração da casa: tendências para colocar em prática preloader