Em Escritório, Home Office - Tempo de leitura: 3 minutos

A ergonomia no trabalho é essencial para manter a sua saúde e bem-estar em dia. Na maioria dos casos, as empresas já obedecem — ou deveriam —  às Normas Regulamentadoras que exigem os cuidados básicos para postura e segurança.

Mas e no home office? Como você aplica a ergonomia? Parece algo bem difícil e distante da realidade do trabalho em casa, porém, não é tão complicado assim. Saiba que é possível inserir a ergonomia no seu dia a dia de trabalho. Quer saber como? Confira este post! 

 

Móveis adequados

Muita atenção na hora de escolher os móveis para o seu home office. Muito mais que bonitos aos olhos, devem também promover a ergonomia.

Atualmente, existem muitas lojas que já oferecem móveis ergonômicos. Basta optar por uma de confiança e que ofereça móveis de qualidade

 

      Leia também: 

 

Dito isso, têm alguns quesitos que você precisa se atentar na hora de colocar em prática a ergonomia. Veja alguns deles!

 

Altura correta

Talvez nem tenha passado pela sua cabeça, mas a altura da mesa e cadeira são primordiais para oferecer conforto e bem-estar enquanto você trabalha. 

No caso da mesa, a altura irá variar de acordo com a sua altura. Para alguém de 1,60 m, a altura de 65 cm é a indicada. Quem mede por volta de 1,75 m, pode usar uma mesa com altura de 70 cm.

Se você utiliza notebook, verifique se o monitor está a uma distância de 50 cm a 75 cm dos olhos e a uma inclinação de 10º a 20º em relação à mesa para assim prevenir a vista cansada. Um suporte para manter a altura do monitor adequada é interessante. 

Já para a cadeira, seus joelhos e quadril precisam ficar em um ângulo de 90º. Os pés precisam encostar no chão. Se não alcançar, você pode utilizar um pequeno apoio. As coxas, por sua vez, precisam estar totalmente apoiadas no assento. 

No entanto, existem outros fatores na hora de escolher uma boa cadeira. É o que você vai conferir no tópico abaixo!

 

Cadeira ergonômica

Optar por uma cadeira que contenha controle de altura de braço, assento e encosto é necessário para manter a ergonomia.

Mas como saber se a cadeira realmente é ergonômica? Aqui vão algumas dicas:

  

  • O encosto – ou espaldar – da cadeira precisa ter uma regulagem para a altura. Essa altura precisa ser suficiente para que a região lombar das costas seja devidamente apoiada;
  • O espaldar deve ter contato permanente com a lombar e proporcionar pressão positiva sobre ela;
  • Cuidado também com a curvatura do encosto. Algumas cadeiras de escritório não permitem o contato permanente com a lombar por terem curvatura do espaldar muito acentuada, e não proporciona conforto.

 

Veja todas as dicas de como identificar uma cadeira ergonômica neste post

 

Atenção à postura

Atenção à postura

Para evitar a má postura no trabalho em casa, você precisa selecionar muito bem os móveis. Por isso, a importância deles serem ergonômicos. 

No entanto, a disposição dos móveis e a forma como você se senta também faz toda a diferença.

Por isso, é indicado que quadril e joelhos fiquem sempre flexionados em um ângulo reto. Busque sentar o mais próximo possível do encosto da cadeira. 

Além de melhorar a postura, essa posição ajuda na circulação sanguínea e a distribuir o peso do corpo, o que evita sobrecargas em músculos e articulações.

Lembre-se de fazer pequenas pausas durante o expediente. Levante-se, faça um alongamento e caminhe pela casa. E hidrate seu corpo, bebendo muita água para melhorar ainda mais a qualidade no seu trabalho. 

 

Leia também: 

        

Viu como é fácil incluir a ergonomia no trabalho em casa?

Agora que você já sabe em quais fatores precisa se atentar para incluir a ergonomia no dia a dia, que tal dar uma olhada nos nossos móveis ergonômicos

Trabalhamos apenas com produtos de alta qualidade, oferecendo muito mais conforto e durabilidade. Acesse nosso site, sem compromisso, e veja nossos móveis para seu home office!

Posts Recentes
PROCURANDO MÓVEIS PARA SUA CASA OU ESCRITÓRIO?
ENTRE EM CONTATO COM NOSSO CONSULTOR.
Mesa de escritório: 5 dicas para escolher a sua preloader