Em Escritório, Home Office - Tempo de leitura: 3 minutos

Rotina home office: há quem ame, quem odeie, quem precise e quem escolhe. Seja qual for o seu caso, se você trabalha em home office já deve imaginar que o dia a dia é menos glamouroso do que a maioria das pessoas imagina. 

As obrigações do labor se misturam com as tarefas domésticas, a cama parece bem mais convidativa que o normal e a geladeira é um ponto de visita constante a cada 15 minutos.

Por isso, não se engane: é essencial organizar a rotina home office para vencer a procrastinação e, claro, ao final do dia, estar com a sensação de trabalho concluído com sucesso. Quer saber como? Contamos agora 5 dicas neste post.

 

1 – Cumpra os horários

Não à toa essa é a dica número 1. A ideia de que a rotina home office pode ser uma completa balbúrdia é equivocada. Acordar na hora em que o corpo quiser, começar o trabalho quando houver disposição e interromper as tarefas laborais para o lazer, embora atraente, é uma prática que caminha na contramão da eficiência.

Existem pessoas que só descobrem isso depois de muitos anos trabalhando em casa. Porém, você não precisa perder tanto tempo criando um conto de fadas da rotina home office. Saiba: é preciso estabelecer horários para o trabalho, para as tarefas domésticas e para o lazer. E, claro, cumpri-los. Faça como se estivesse um chefe de olho.

 

2 – Prepare-se para o trabalho

Outra dica que contribui para a organização da rotina home office é informar ao corpo que você não está em casa relaxando. E você o informa ao se arrumar para o trabalho. Veja como:

  • Coloque uma roupa adequada, ou pelo menos tire o pijama;
  • Arrume sua mesa, ambientes organizados impactam positivamente o fluxo de trabalho;
  • Tenha todos os materiais de escritório à sua mesa, isso evita a distração de levantar-se a toda hora para buscá-los;
  • Invista em móveis adequados para a ergonomia: cadeira, mesa, apoio para os pés etc.

 

3 – Organize as refeições

Trabalhar em casa, para muitos, traz uma despreocupação em relação às refeições. Afinal, a geladeira está sempre ali, disponível, para saciar qualquer fome repentina. Porém, essa falta de organização é um grande chamariz para a perda do foco.

A todo instante você levanta para um lanchinho ou interrompe o fluxo da tarefa para preparar o almoço e lá se vão horas importantes de produção. Por isso, é importante organizar minimamente o cardápio dos dias subsequentes. 

É claro que não precisa ser um processo engessado, como se você estivesse realmente fora de casa. Mas, sim, um cuidado para não perder o ritmo ao longo do dia.

 

4 – Comece pela tarefa mais importante

Se você tem uma tarefa grande ou importante para realizar, comece por ela. A sensação de dever cumprido é um bom combustível para a produção ao longo do dia. Elimina a ameaça constante da procrastinação, sabe?

Ajuda também se, no início do dia, você evitar distrações como ligar a TV, pegar o celular para checar as redes sociais… Comece fazendo o que tem de ser feito.

 

5 – Trabalhe com intervalos

Existe uma técnica de gestão de tempo, chamada Pomodoro, que ajuda a organizar as tarefas e aumentar a produtividade. Ela propõe a divisão do fluxo de trabalho em blocos de concentração intensa, checagem da produção e período de descanso.

Funciona assim: você trabalha 25 minutos completamente concentrado no que faz. Depois, faz uma pausa de cinco minutinhos. Repete o ciclo de foco outras três vezes. E, ao final do quarto bloco de 25 minutos, se permite um descanso maior, de 10 a 15 minutos.

Há sites como o Tomato Timer que oferecem gratuitamente o temporizador para os blocos de foco e dos descansos longo e curto. Experimente e perceba a sensação que a técnica traz à rotina home office.

É verdade que é um desafio trabalhar em casa sem o mínimo de estrutura e planejamento. Mas, agora que você já sabe como organizar sua rotina home office, fica mais fácil desfrutar dos benefícios de cumprir as tarefas no próprio lar.

Está interessado em melhorar o home office? Então leia agora mesmo este post sobre a importância de móveis adequados para o trabalho em casa.

Posts Recentes
PROCURANDO MÓVEIS PARA SUA CASA OU ESCRITÓRIO?
ENTRE EM CONTATO COM NOSSO CONSULTOR.
Ergonomia no trabalho: descubra como incluir no seu dia a dia preloader