Em Blog, Home Office, Residencial, Salas - Tempo de leitura: 4 minutos

Ele é a peça central da sala de TV ou de estar. Às vezes é o primeiro móvel a ser comprado. Mas para escolher o sofá confortável e adequado à sua sala, alguns cuidados devem ser observados.

Para evitar futuras frustrações e garantir que o sofá continue confortável por muito tempo, evite comprar apenas pela aparência, pois geralmente elas enganam. Testar o sofá e conferir as características do tecido, da estrutura e das espumas são algumas das garantias de estar fazendo um bom negócio.

Por isso acompanhe este artigo e confira essas 5 dicas infalíveis para escolher o seu sofá confortável e garantir uma compra mais segura.

 

 

1. Tamanho adequado ao seu espaço

 

Além do sofá confortável, a sensação do ambiente também deve ser de conforto. Tirar as medidas do seu espaço é a regra principal para qualquer projeto. Desenhar toda a sala com janelas e portas facilita – e muito! – na hora de explicar ao vendedor.

Uma boa dica é, se possível, deixar em um dos lados um espaço de pelo menos 70 cm para evitar aquela sensação de aperto e completar a decoração. Assim você pode utilizar uma mesa lateral, ou se não sobrar muito espaço, opte por uma luminária de chão.

 

+ Leia: POLTRONAS: COMO ESCOLHER E USAR EM CADA AMBIENTE.

 

Para ajudar a visualizar o espaço que o sofá vai cobrir, utilize papel para forrar o chão ou um lençol dobrado nas medidas do sofá pretendido. Assim você pode experimentar com diferentes objetos e móveis ao redor.

Uma mesa de centro, por exemplo, deve estar entre 50 e 90 cm de distância do sofá, para que tenha circulação mínima e ao mesmo tempo fique próximo o suficiente para apoiar uma xícara de café ou o controle remoto. Já a mesa lateral pode estar encostada ao sofá, mas a sua altura deve ser a mesma que o braço de apoio.

 

 

2. O sofá confortável, vai entrar?

 

Muito importante, mas muita gente acaba esquecendo e tem aquela surpresa desagradável na hora que chega o sofá. Por isso, além de medir todo o ambiente, meça as portas.

Agora, se você mora em apartamento, essa dica é pra você. Se o apartamento tiver elevador, você deve medir a parte interna do mesmo. Se o elevador for muito pequeno existe a opção de içar o sofá, mas é necessário consultar o síndico antes de realizar o serviço.

 

 

Então dê preferência a sofás que desencaixam o encosto, que veem em módulos menores ou pelo menos que seja bipartido, assim você garante maior facilidade na hora de receber o seu sofá confortável.

 

3. Qual tecido escolher?

 

Aí vai depender das suas necessidades e de quanto você está disposto a investir no sofá. Grande parte do valor está embutido no tipo de tecido que você escolher.

Temos aqui em nosso blog um artigo que explica detalhadamente as vantagens e desvantagens de cada tipo de tecido confere lá:  TECIDO PARA SOFÁ: COMO ESCOLHER CORRETAMENTE?

Nem sempre o tecido para sofá mais caro é o melhor.Hoje existem tecidos extremamente resistentes e confortáveis, com preços acessíveis e ideais para salas de TV de uso constante ou apenas para visitas.

 

 

Existe a opção de impermeabilizar o sofá, assim você evita manchas e facilita a limpeza, ou ainda existem tecidos que já veem impermeabilizados de fábrica, o que facilita ainda mais.

Quanto às cores, evite as muito chamativas. Pois com o tempo você vai cansar dela, e trocar o tecido é algo caro e trabalhoso. Por esse motivo é melhor dar preferência às cores claras, cinzas, beges de todos os tons e os marrons, que combinam com qualquer decoração. Se quiser mudar a cara da decoração basta trocar as almofadas ou mantas e pronto.

 

4. Vai ser sofá de visita ou de TV?

 

Um sofá confortável geralmente é usado na sala de TV. Este tipo de ambiente exige assentos mais profundos ou com chaises, já que permitem deitar mais o corpo, ou ainda, se tiver a possibilidade de reclinar, isso ajuda a aumentar o conforto ainda mais.

 

 

Se o ambiente é mais formal, tipo sala de estar, os sofás profundos demais ficam desconfortáveis, porque as visitas ficarão sem conseguir se encostar ou com os pés fora do chão. Por isso prefira os sofás de assento mais curto.

 

+ Leia: COMO MONTAR UM HOME OFFICE FUNCIONAL

 

Agora se o seu ambiente desempenha as duas funções, o ideal é optar pelos modelos retráteis. Este tipo de modelo tem assentos que esticam quando for a hora de assistir a TV e voltam ao normal para uso do dia-a-dia.

 

5. Faça o teste do sofá.

 

Não deixe de experimentar os sofás antes de comprar. Não tenha vergonha de sentar neles, pedir para acionar os mecanismos de expansão e reclinação.

Os sofás estão à amostra para serem experimentados. Coloque os pés pra cima e veja se você se sente confortável. Se for necessário tire os sapatos para não sujar o sofá, mas a sua sensação é o que importa. Afinal quem vai sentar nele todo dia vai ser você.

Prefira o sofá confortável, mas que seja firme. Por melhor que seja a qualidade dos materiais, molas e espumas tendem a amaciar com o tempo. Por isso, se ele for muito macio no começo evite. Pois vai acabar criando um buraco onde tiver maior uso, depois de algum tempo.

A densidade das espumas também é algo a se observar. O padrão no mercado é assento com espumas D-33 (33 g/cm³), que atende pessoas de 71 a 100 kg com até 1,80 m de altura. Somente em casos de pessoas com mais de 100 kg que a espuma deve ser a D-45.

 

 

Seja de linhas retas ou tradicionais, com ou sem assentos fixos e nas cores mais vivas ou discretas. Fique atento aos detalhes para não errar na escolha.

 

+Leia: COMO LIMPAR O SOFÁ E MANTÊ-LO NOVO POR MAIS TEMPO?

 

Procure sempre uma loja especializada para te ajudar na escolha do sofá e do tecido mais indicado às suas necessidades. Aqui na Duca Móveis estamos prontos para lhe atender.

Temos mais de 26 anos de experiência em decoração. Aqui você escolhe o modelo do sofá e o tecido que melhor se adequa ao seu gosto e bolso. Veja alguns dos modelos disponíveis em nosso site:

Posts Recentes
PROCURANDO MÓVEIS PARA SUA CASA OU ESCRITÓRIO?
ENTRE EM CONTATO COM NOSSO CONSULTOR.
espelho: 9 formas de usar na decoração preloader