fbpx
 Em Blog - Tempo de leitura: 3 minutos

Não há como negar! Uma sala, para estar completa, precisa de boas poltronas. Elas decoram, ajudam a complementar outros móveis e podem ser utilizadas em todos os cômodos da casa.

Continue lendo e saiba como escolher a poltrona ideal para cada tipo de sala. E ainda, como usá-la de forma correta e aproveitar tudo o que esse mobiliário tão versátil e importante na decoração tem a oferecer.

 

Poltronas e a sua história.

 

Elas fazem parte das decorações há mais de 5.000 anos. É certo que no início, mais precisamente no antigo Egito, elas eram tidas como símbolo de poder e riqueza, utilizada apenas pelos faraós.

A poltrona no Egito era revestida com couro e ornamentada com pedras preciosas e posteriormente foi chamada de trono, utilizados apenas pelos reis.

Na sociedade romana elas eram utilizadas em salas de refeições. Somente homens podiam utilizar essa mobília. Outra curiosidade é que era uma mobília de uso exclusivo de seu dono, era proibido que outra pessoa se sentasse nela além dele.

Com o passar dos anos elas evoluíram, mudaram o estilo, forma, material e utilidade, até chegar nas que conhecemos hoje, e convenhamos: são as mais variadas e diferenciadas possíveis.

 

Poltrona em todas as Salas.

 

Elas completam e complementam os sofás. Elas trazem charme ao ambiente, aconchego para os convidados e fazem com que sua decoração saia do padrão, trazendo muito mais estilo para sua sala!

Além disso, cada modelo e estilo de poltrona tem sua sala ideal. Se você não sabe como usar (e escolher) as poltronas certas para sua sala, fique de olho nestas sugestões:

  • Sala de Estar: poltrona mais firmes e formal, priorizando a estética.
  • Sala de TV: poltrona reclinável e confortável.
  • Sala de Leitura: poltrona confortável que priorize a postura.
  • Sala de Jantar: poltrona alta, firme e sem braço.

Cada sala pede um modelo e um estilo de poltrona. Mas como escolher? Tudo é uma questão de ficar atento ao ambiente onde o móvel será inserido, e suas medidas ideais. Com a atenção a estes detalhes, é impossível errar na escolha, confira essas 4 dicas para escolher a poltrona certa para cada ambiente:

 

1. Poltrona para Sala de Estar

 

Poltronas confortáveis e formais, priorizando a estética. A sala de estar é o local onde você irá receber suas visitas. Um local com um pouco de formalidade, mas que deve passar seu estilo.

poltrona tarcila       poltrona amanda

O conforto de um ambiente é relativo à usabilidade do cômodo. O conforto que desejamos para nosso quarto é completamente diferente daquele de uma sala de estar.

Na sala de estar o confortável é ficar sentado de forma ergonômica (dando conforto ao nosso corpo), e ainda assim, manter certa formalidade. Não aquela cheia de cerimônia, mas sim uma formalidade cordial e acolhedora.

 

2. Poltrona para Sala de TV

 

Poltronas reclináveis e confortáveis. A sala de televisão pede um conforto mais “largado”, sem formalidade e com muito aconchego.

As poltronas devem ter braços para o descanso. Elas são ótimas para quem gosta de assistir TV com mais gente, porém mantendo sua individualidade! Este tipo de poltrona apresenta um design padrão, mas tem conforto de sobra

 

3. Poltrona para Sala de Leitura

 

Poltronas confortáveis que priorizam a postura. Isso é primordial na hora de se escolher uma poltrona para sua sala de leitura, biblioteca em casa ou até mesmo no quarto.

poltronas eva   poltronas charlote

Nada de poltronas muito macias, e nem muito duras, ela devem ter o formato e a densidade ideal para que você se sinta confortável sem perder a postura.

 

4. Poltrona para Sala de Jantar

 

Muitas pessoas acreditam que em mesas de sala de jantar não exista lugar para as poltronas. Mas é possível, e é muito indicado para uma boa decoração. Apenas é necessário que se leve em conta algumas características:

  • Não ter braços;
  • Ter encosto reto;
  • Ter encosto alto;
  • Possuir assento de estofado firme;
  • Ser leve.

É necessário ainda observar que o assento da poltrona e a base do tampo da mesa precisam ficar no mínimo 30 centímetros distantes. Este mínimo de espaço se faz necessário para que as pernas possam ficar sob a mesa quando a pessoa se aproximar dela.

 

poltrona luis XV Poltronas Mary

Geralmente se utilizam poltronas em mesas muito grandes ou quando se tem o costume de ficar mais tempo na mesa para conversar. Se você não tem todo esse espaço disponível, mas ainda sim quer ter este charme na sua sala de jantar, utilize poltronas apenas nas cabeceiras da mesa.

 

Como utilizar poltrona em salas pequenas?

 

Os ambientes estão diminuindo cada vez mais de tamanho, e por isso existe a busca por móveis que proporcionem conforto e beleza, mas também ajudem a manter uma boa circulação.

Poltronas sem braço ocupam pouco espaço visual, e a falta deles faz com que o ambiente pareça maior.

Os modelos giratórios são uma boa saída. Além de dar movimento a sua sala, elas podem suprir a necessidade de outros assentos, pois ao girar proporcionam maior versatilidade.

 

poltronas Angelica

 

Quer encontrar as poltronas perfeitas para os seus ambientes? Visite a Duca Móveis para conhecer nossa linha completa ou confira alguns modelos em nosso site. Temos diversas opções para mobiliar e decorar toda a sua casa ou escritório.

Confira mais opções de poltronas:

 

Posts Recentes
PROCURANDO MÓVEIS PARA SUA CASA OU ESCRITÓRIO?
ENTRE EM CONTATO COM NOSSO CONSULTOR.
Como organizar a sua mesa de trabalho e melhorar a produtividadeTecido para sofá: como escolher corretamente?