Em Cadeiras Escritório, Dicas, Escritório, Home Office - Tempo de leitura: 4 minutos

Já falamos muito aqui em nosso blog sobre as cadeiras de escritório. Sabemos que a ergonomia é importante e como a cadeira deve ser ajustada ao seu corpo. Mas quanto a limpar uma cadeira de escritório você sabe como fazer?

Já que passamos boa parte da jornada de trabalho sentados nelas, o peso e o movimento contínuo acaba desgastando ou sujando as cadeiras de escritório.

Além disso o acúmulo de sujeira nas engrenagens e principalmente nas rodinhas acaba danificando e até mesmo travando partes das cadeiras de escritório.

Confira a seguir dicas e instruções de como limpar uma cadeira de escritório de forma correta e assim manter o funcionamento e o conforto por muito mais tempo.

 

SIGA AS INSTRUÇÕES DO FABRICANTE

 

Encontramos as cadeiras de escritório em diverso tamanhos, materiais. Algumas têm rodinhas, outras não. Revestimento em couro ou tecido sintético são os mais comuns. Entretanto elas têm uma coisa em comum: seguir as instruções do fabricante é um passo importante para manter as cadeiras sempre em perfeitas condições.

Cadeira Vélo

 

Antes de conferir as dicas de como limpar uma cadeira de escritório para cada material, selecionamos algumas dicas simples que podem ser seguidas para a maioria dos casos:

  1. Manchas recentes – fáceis de serem removidas se forem limpas com um pano úmido rapidamente;
  2. Limpeza semanal – se você aspirar o revestimento da cadeira uma vez por semana, o acúmulo de sujeira nas fibras pode ser evitado;
  3. Teste de limpeza – evite danificar o revestimento testando em uma pequena área discreta antes de iniciar o processo de higienização;
  4. Produtos adequados – a maioria dos produtos utilizados na limpeza de estofados podem ser utilizados na limpeza das cadeiras de escritório.

A dica principal continua sendo seguir as orientações de cuidados do fabricante: dependendo das instruções de lavagem, pode ser necessário lavar o tecido com água ou fazer o procedimento a seco.

 

LIMPAR UMA CADEIRA COM DIFERENTE MATERIAIS

 

Para limpar uma cadeira de escritório de forma eficiente e correta, você deve estar atento aos diferentes materiais que uma cadeira pode ter. Tecidos, metais, plástico, engrenagens e rodinhas… confira como limpar cada material:

 

Tecidos sintéticos

 

Para iniciar a limpeza um aspirador com uma ponta de cerdas macias é o suficiente. Faça isso pelo menos uma vez por semana. Se o tecido nunca foi aspirado, com maior atenção passe de baixo para cima vagarosamente. Pois a sujeira pode estar impregnada nas fibras.

 

 

Para limpar uma cadeira de escritório que apresente manchas. Utilize um pano de microfibra levemente umedecido com água e detergente neutro. Evite encharcar o tecido, pois poderá acumular água na espuma e causar mofo.

Finalizando a limpeza, utilize uma escova para alinhar as fibras. Seque bem toda a superfície umedecida com um pano que não solte fiapos.

Se a mancha for antiga e persistente, faça uma solução de água com vinagre na mesma proporção. Adicione um pouco de detergente neutro para ajudar a amolecer as manchas persistentes. Com a ajuda de uma escova de cerdas macias, espalhe o produto e escove toda a superfície. Logo em seguida, seque com um pano seco.

 

Revestimentos em Couro

 

O couro é muito utilizado em revestimentos de assentos, e para limpar uma cadeira de escritório com este tipo de material o procedimento  requer um pouco de atenção.

 

 

O recomendado é evitar água, pois pode manchar e até descolorir o couro, seja ele natural ou sintético. Você pode encontrar facilmente em lojas especializadas em acessórios de couro um limpador para couros. Além de limpar ele amacia e hidrata o material, devolvendo o aspecto de novo.

 

Partes de plástico injetado

 

Geralmente a base e os apoios para os braços são feitos nesse material. Um pano seco costuma resolver muito bem este trabalho.

Para remover manchas neste tipo de material, um pano umedecido com uma solução de limpeza multiuso ajuda a eliminar tudo. Não esqueça de secar para evitar novas manchas!

 

Partes em aço cromado

 

Existem vários modelos onde a base ou os braços são feitos em aço cromado. Para limpar este tipo de material é muito fácil e simples: com um pano seco e limpo toda sujeira é eliminada e ainda ajuda a dar brilho. Nas partes mais sujas utilize um pano limpo com um produto multiuso.

Se você notar alguma ferrugem se formando. Esfregue uma folha de alumínio suavemente sobre as áreas oxidadas para suavizar e dar brilho.

 

para limpar uma cadeira com base cromada utilize pano seco e limpo

 

Uma dica ótima para manter a oxidação longe é passar uma pequena quantidade de óleo de bebê ou lubrificante de metais em um pano e passar por toda superfície cromada. Dessa forma você protege a superfície e ajuda a mantê-la limpa e brilhante.

 

Como limpar rodinhas da cadeira de escritório

 

Rodinhas de cadeira para escritório precisam estar sempre em ordem. Se elas estiverem muito sujas, estique um pano limpo no chão e vire a cadeira, de cabeça para baixo. Para eliminar a sujeira no meio dos rodízios utilize uma lata de ar comprimido, aspirador de pó ou utilize algum objeto que lhe permita alcançar e remover toda a sujeira.

Se mesmo assim você não conseguir eliminar toda a sujeira, você pode tentar desmontar o rodízio. Para isso você vai precisar de um alicate e duas chaves philips ou de fenda. Recomendamos solicitar ajuda de um profissional em limpeza de rodízios.

Neste vídeo você pode conferir como este trabalho é feito:

 

DICAS E INFORMAÇÕES ADICIONAIS

 

Nunca use alvejante ou produtos abrasivos quando for limpar uma cadeira de escritório. Você pode manchar o tecido ou riscar o plástico ou o revestimento cromado.

Evite o aparecimento de fibras ou bolinhas no tecido da cadeira, utilize sempre panos de microfibra.

Quando for secar os tecidos nunca utilize secador ou ferro de passar, você pode acabar danificando a superfície com o excesso de calor. Deixe sempre secar naturalmente ou, para acelerar o processo, deixe a cadeira de escritório em uma área com boa circulação de ar.

Para manter a cadeira limpa e funcional, repita os processos pelo menos a cada 6 meses. Apertar parafusos e lubrificar as partes móveis ajuda muito.

Se você quer deixar a cadeira de escritório com aparência de nova, a dica é utilizar uma pequena quantidade de silicone líquido nas peças plásticas – aquele utilizado em automóveis.

Seguindo todas estas dicas de como limpar uma cadeira de escritório. Temos certeza que ela vai se manter com aquele aspecto de nova por muito mais tempo. Mas se você achou estas dicas tarde de mais e precisa trocar a sua cadeira de escritório não esqueça de passar na Duca Móveis para conferir as opções.

Posts Recentes
PROCURANDO MÓVEIS PARA SUA CASA OU ESCRITÓRIO?
ENTRE EM CONTATO COM NOSSO CONSULTOR.
6 móveis que não podem faltar no seu hall de entradaSofá Confortável: 5 dicas infalíveis para escolher o seu preloader