fbpx
 Em Blog, Cadeiras Escritório, Escritório - Tempo de leitura: 4 minutos

Você resolve ir a uma loja comprar um sofá novo, lindo e confortável, e a vendedora aparece com uma cartela enorme com tecidos mais variados. Aí bate aquela dúvida: qual será o tecido para sofá ideal para o meu ambiente?

Os tecidos são utilizados em cortinas, poltronas, sofás, camas, cadeiras, toalhas de mesa e por aí vai. Não podemos esquecer que eles são o grande trunfo para quem quer renovar a casa de forma rápida sem gastar muito.

Mas e no sofá? Qual o mais indicado para cada tipo de uso e ambiente, e ao mesmo tempo caiba no bolso? Para responder a estas perguntas apresentamos os principais tecidos para sofá, com suas vantagens e desvantagens.

 

 

Melhor Custo x Benefício

 

Nem sempre o tecido para sofá mais caro é o melhor. Hoje existem tecidos extremante resistentes e confortáveis, com preços acessíveis e ideais para salas de TV de uso constante. Veja estas opções: 

  • Chenille: Um dos tecidos mais resistentes, muito indicado para salas de TV com uso constante. Macio e com o diferencial da textura, é bastante usado na decoração. Mas a textura exige alguns cuidados constantes, pois o pó e pelos podem acumular nos vincos.
  • Suede: É um dos tecidos mais comuns e fáceis de encontrar. É um tipo de camurça sintética. Confortável, tem um bom preço e é fácil de limpar justamente por ser feito com fios sintéticos. O ideal é que seja impermeabilizado já que alguns líquidos podem causar manchas.
  • Sintéticos: Os mais resistentes e fáceis de limpar. Feitos de polipropileno, têm a desvantagem de serem muito quentes no verão e muito frios no inverno. É também o mais indicado para pessoas alérgicas ou com animais de estimação. Evite os tecidos para sofá 100% sintéticos. Procure aqueles que tenham em sua composição uma mescla de tecido natural, para evitar a sensação de pinicar e esquentar.

 

Refinados e Resistentes

 

Se você tem um ambiente mais refinado e um dinheirinho extra para investir em um tecido para sofá resistente e ao mesmo tempo chique, a lista a seguir é para você:

  • Jacquard: Entra na lista dos mais resistentes tecidos para sofá. O jacquard tem uma trama bem fechada e as estampas são feitas no momento da tecelagem, usando linhas de cores diferentes. Geralmente é um tecido mais caro e pode ser feito com diversos tipos de fio, desde os mais felpudos como o chenille, até os mais finos como a seda.
  • Veludo:Associado a classe e elegância, o veludo hoje pode ser feito de qualquer material e o mais comum atualmente é o poliéster. No início eram fabricados apenas com fibras 100% algodão, por isso eram extremamente caros. Com o avanço dos processos, porém, hoje se encontra variações de veludo bem mais em conta, mas ainda assim é mais usado em decorações requintadas e locais de clima mais frio.
  • Couro natural: o couro de verdade não resseca e não fica craquelado. O preço é um pouco mais salgado, mas móveis com esse revestimento são para a vida toda se cuidados da forma correta, hidratando e impermeabilizando, pelo menos, uma vez ao ano. Com o passar do tempo acabam ganhando um charme a mais, adquirindo um aspecto envelhecido.

 

+Leia: SALA INTEGRADA: COMO MOBILIAR E MANTER OS AMBIENTES INTEGRADOS

 

Lindos e chiques, mas requerem cuidados:

 

Quem não quer uma sala linda e chique com móveis bem acabados e sofá confortável e sempre bonito? Mas calma, existem tecidos que precisam de certa atenção para que o sonho não vire um pesadelo. São estes:

  • Linho: Antialérgico, boa permeabilidade e sustentabilidade. Geralmente são tecidos mais rústicos feitos com uma trama simples ou tela. Tem características muito boas, como a capacidade de se manter inalterado após anos de uso, e mantém a cor após várias lavagens. Mas em tecidos que levam apenas linho em sua composição deve-se cuidar para que ele não encolha após as lavagens. Existem alguns que levam mistura com outros materiais que pode evitar o encolhimento e ainda diminuir o custo.
  • Seda: Deve ser dublada, ou seja, ter outro tecido por baixo para encorpar. Mancha com muita facilidade e perde a beleza rapidamente se utilizada em ambientes de uso frequente, além de ter um custo muito elevado. Recomenda-se utilizar em ambientes extremamente sofisticados e de pouco uso.
  • 100% algodão não impermeabilizado: tecidos 100% algodão, quando não passam por um tratamento mais específico, são pouco resistentes, apesar de darem um efeito bem acabado aos móveis.

+Leia: POLTRONAS: COMO ESCOLHER E USAR EM CADA AMBIENTE

 

Praticidade com o melhor preço

 

Agora, se você não tem muito para investir no tecido para sofá no momento, ou precisa de praticidade estes tecidos são ideais:

  • Couro sintético: Também conhecido como couríssimo, courino, courano ou artcouro, tentam imitar o couro de animal. Alguns conseguem imitar muito bem o couro natural, mas muitas vezes o preço é similar ao couro natural e a durabilidade não é a mesma. Alguns de qualidade inferior acabam descascando, por isso observe se a marca é mesmo de confiança. Geralmente as mais conhecidas imprimem a marca no verso do tecido.
  • Lona: Muito resistente, impermeável de fácil limpeza. Feita em algodão com uma trama mais simples, geralmente é utilizada em áreas externas.
  • Sarja:  Combina elegância, frescor e conforto. É maleável e resistente, além de não absorver sujeiras. Ideal para quem tem animais em casa ou crianças.

 

Limpeza de tecido para sofá

 

Se você procura praticidade, opte por um tecido para sofá produzido 100% em poliéster ou de couro (natural ou sintético), pois possuem superfície mais lisa. Os tecidos mais difíceis para limpeza são os mais aveludados, mas também são os que trazem mais conforto.

Usar produtos neutros na hora da limpeza é outra dica. Os químicos podem alterar o tecido, causando manchas e deixando fios soltos. A melhor forma de limpar os tecidos para estofados é usar um pano úmido com água e aspirador de pó.

como limpar sofá em casa

+Leia: Como Limpar o Sofá e Mantê-lo Novo Por Mais Tempo?

 

 

Estampas

 

As padronagens são praticamente infinitas. Em cada lugar que você for provavelmente vai encontrar alguma coisa diferente. Mas tome cuidado com estampas, pois se mal escolhidas acabam cansando e podem ser difíceis de serem combinadas.

Se você tem medo de errar, opte pelos tecidos para sofá lisos e acrescente as estampa em detalhes como almofadas ou poltronas. Tente colocar estampas que tenham tons parecidos com o tecido liso que você escolheu, assim dificilmente vai errar.

Procure sempre uma loja especializada para ter ajuda na escolha do sofá e do tecido mais indicado as suas necessidades. Aqui na Duca Móveis estamos prontos para lhe atender. Temos mais de 25 anos de experiência em decoração. Aqui você escolhe o modelo do sofá e o tecido que melhor se adequa ao seu gosto e bolso. Veja alguns dos modelos disponíveis em nosso site:

 

 

 

Posts Recentes
PROCURANDO MÓVEIS PARA SUA CASA OU ESCRITÓRIO?
ENTRE EM CONTATO COM NOSSO CONSULTOR.
Saiba escolher a cadeira para computador idealPoltronas para auditório