Em Blog, Dicas, Escritório - Tempo de leitura: 3 minutos

Passar mais tempo no escritório do que em casa já é uma realidade para a maioria das pessoas. Por isso, o ambiente deve ser o mais adequado possível para contribuir com o bem-estar dos colaboradores e otimizar a decoração para aumentar a produtividade.

Mas, além de garantir mais conforto, há outros fatores que podem ser beneficiados quando a estrutura oferecida é adequada, como:

  • Redução de acidentes;
  • Mais criatividade;
  • Aumento da produtividade.

Grandes empresas como Google e Facebook utilizam da decoração para motivarem seus colaboradores. Portanto, neste artigo, vamos dar dicas de como usar a decoração para aumentar a produtividade.

 

 

Escolha móveis e a decoração para aumentar a produtividade

 

Para aumentar a produtividade, os móveis precisam estar adequados. A decoração não pode ser apenas visualmente estilosa, ela precisa proporcionar bem-estar para as pessoas e os móveis fazem toda a diferença nesse quesito.

Nesse sentido, itens como cadeiras, mesas, estantes e arquivos devem ser observados para aumentar a produtividade, como veremos a seguir.

 

 

Use a ergonomia para aumentar a produtividade

 

Ficar durante muito tempo em uma única posição é prejudicial à saúde. No ambiente de trabalho, isso é mais comum do que se imagina. Por isso, investir em móveis com boa ergonomia são essenciais para evitar problemas de postura, por exemplo. As cadeiras são os itens que merecem maior destaque, como veremos a seguir.

Cadeira

 

Escolher corretamente as cadeiras é muito importante para aumentar a produtividade. Especialmente quando consideramos o fato de trabalhar 8h por dia sentado. Uma dica, é escolher aquelas cadeiras com alturas ajustáveis, braços mais amplos e que são desenhadas levando em consideração a saúde dos usuários.

+Leia: POSTURA CORRETA: COMO AJUSTAR SUA CADEIRA DE ESCRITÓRIO

 

Mesa

 

Independentemente do tamanho da mesa, é importante que ela tenha uma altura entre 54 cm e 74 cm. Mesas muito baixas podem causar dores nas costas e no pescoço. Por isso, preste atenção na altura da sua mesa, pois ela é determinante para aumentar a produtividade.

 

 

Iluminação adequada

 

Muitas empresas deixam de lado a importância de ter uma boa iluminação no local de trabalho. Mas, ao contrário do que muitos pensam, a iluminação faz uma grande diferença para aumentar a produtividade. Uma má iluminação pode causar dor de cabeça e falta de concentração, pois é necessário forçar a visão. Garantir boas lâmpadas e janelas amplas com boa incidência de luz solar são uma ótima opção para aumentar a produtividade.

 

 

Cores na decoração

 

Utilizar cores é uma ótima opção para estimular o subconsciente e aumentar a produtividade. As cores, inclusive, interferem no comportamento. O amarelo ajuda a aumentar a concentração e o branco traz a sensação de limpeza e organização, por exemplo.

 

 

Aproveite o espaço

Não é necessário ter grandes ambientes para aproveitar todas essas dicas de decoração para aumentar a produtividade. Espaços menores também podem ser modernos e com uma decoração que promova bem-estar às pessoas.

 

Mantenha sempre a organização

 

Priorizar a organização do escritório, especialmente dos arquivos e documentos da empresa também contribui para aumentar a produtividade. Dessa forma, as pessoas não perdem tempo procurando algo. Armários e organizadores são uma boa opção para guardar documentos.

+Leia: COMO ORGANIZAR A SUA MESA DE TRABALHO E MELHORAR A PRODUTIVIDADE

 

Norma Regulamentadora NR 17

 

Além das dicas que podem ser aplicadas no dia a dia, existem normas como a NR 17, do Ministério do Trabalho, que definem regras sobre como deve ser a iluminação, os equipamentos e principalmente os móveis das empresas.  

O objetivo é estabelecer parâmetros que permitem a adaptação das condições de trabalho, proporcionando conforto, segurança e desempenho eficiente aos trabalhadores. Ou seja, ela regulamenta a ergonomia no ambiente de trabalho, visando o bem-estar, a diminuição de acidentes e o aumento da produtividade.

A norma NR 17 é fundamental ser seguida, uma vez que as maiores doenças laborativas são consequência da exposição a algum tipo de risco ergonômico que os colaboradores se submetem no ambiente de trabalho.

Gostou das dicas? Saiba mais sobre como aumentar a produtividade escolhendo móveis corretos clicando aqui.  

Posts Recentes
PROCURANDO MÓVEIS PARA SUA CASA OU ESCRITÓRIO?
ENTRE EM CONTATO COM NOSSO CONSULTOR.
Almofadas na decoração: 7 dicas de como usardecoração de sala: 13 ideias para você colocar em prática preloader