fbpx
 Em Decoração - Tempo de leitura: 2 minutos

Se você se interessa por decoração, provavelmente já ouviu falar na paleta de cores. Ela faz uma enorme diferença, pois a escolha certa determina até as sensações que o ambiente transmitirá, que pode ser de tranquilidade, alegria, paz, intensidade, entre outras emoções. 

Quer aprender a escolher a paleta de cores e como utilizá-las na decoração da sua casa? Confira o artigo abaixo!

 

O que é paleta de cores?

 

A paleta de cores é um conjunto de cores que, quando usadas em conjunto, conseguem transmitir uma sensação, uma identidade visual, um sentimento ou uma ideia. Ela costuma ser usada em composições de looks, materiais de design gráfico, maquiagem, decoração, entre outros.

 

Como usar a paleta de cores na decoração de casas?

As paletas são muito estudadas por profissionais de arquitetura e decoração, uma vez que ela muda completamente a percepção do ambiente. Se você for decorar um ambiente por conta própria, precisa conhecê-las para não errar no excesso ou na falta de cores.

Um fato interessante é que, apesar das pessoas viverem rodeadas de cores, normalmente quando pensam na decoração de espaços, costumam se lembrar mais do branco, preto, bege e marrom. 

Esses tons são neutros e servem para decorações minimalistas, mas acabam limitando as possibilidades que poderiam ter sido exploradas. Mas vale lembrar que você precisa considerar suas preferências pessoais, afinal, é a sua casa. O ideal é começar verificando quais as cores que gosta e que não gosta, para que elas possam ajudar nas suas escolhas.

 

Ambientes quentes e alegres

As paletas mais indicadas para aqueles que desejam um ambiente mais descontraído, alegre e quente são aquelas com tons mais intensos de amarelo, laranja e vermelho. 

 

Ambientes calmos e tranquilos

Se o intuito é ter um ambiente mais calmo, tranquilo e relaxante, você pode optar pelos tons de azul, que além de transmitir essas sensações, também tornam o ambiente sofisticado.

 

Ambientes delicados

Tons pasteis são aqueles similares a cores de giz, as tonalidades são mais fracas e proporcionam suavidade e delicadeza ao ambiente.

 

Ambientes modernos

Ambientes modernos normalmente possuem tons neutros de base como branco e preto, com detalhes mais retos e minimalistas. Também podem ter superfícies mais reflexivas e brilhantes.

 

Ajuda de sites e aplicativos

Ajuda de sites e aplicativos

Além das opções citadas acima, existem várias outras que podem ser escolhidas. Atualmente já existem diversos sites e aplicativos que podem te ajudar. Aqui vão alguns exemplos:

Neles você pode encontrar paletas já prontas ou até mesmo montar a sua. Mas atenção: estude ao máximo o conceito das teorias das cores e as combinações possíveis para não acabar se arrependendo das escolhas.

 

Cuidado com a cor dos móveis

Tome cuidado também com a combinação das cores do ambiente com as cores dos móveis. Às vezes a paleta está bem selecionada, mas os móveis não combinam com ela. Pense nos móveis e nos objetos que estarão no ambiente como parte da sua decoração, pois eles de fato são.

Inclusive, você pode escolher paredes de tons neutros e deixar os tons mais fortes por conta dos móveis e objetos, olha só esse exemplo:

E, claro, se precisar de comprar móveis novos para a decoração da sua casa, conte conosco!

Posts Recentes
PROCURANDO MÓVEIS PARA SUA CASA OU ESCRITÓRIO?
ENTRE EM CONTATO COM NOSSO CONSULTOR.
Decoração minimalista para quarto: saiba como fazer