fbpx
 Em Blog, Dicas - Tempo de leitura: 2 minutos

Na hora de comprar um móvel novo surgem muitas dúvidas, e escolher o móvel ideal acaba se tornando uma tarefa que precisa de muita atenção.

E um dos itens que temos que levar em conta é o material utilizado na fabricação. A madeira é um item muito presente, e por isso mesmo merece ser melhor compreendida em seus tipos e variações.

Vamos falar aqui sobre duas destas variações, bastante usadas na fabricação de móveis. Conheça as diferença entre o MDF e o MDP: as suas características, vantagens e desvantagens.

 

O que é MDF e MDP?

 

Eles são materiais similares, mas não idênticos. São placas de madeira com a mesma densidade. A grande diferença é que o MDF é um painel de fibra, e o MDP é um painel feito de partículas de madeira.

 

MDF

A sigla significa Medium Density Fiberboard, ou em português, placa de fibra de média densidade. São painéis de madeira reconstituída, produzidas por meio de aglutinação de fibras de madeira com resinas sintéticas e aditivos. As placas de madeira são coladas com resina umas sobre as outras, e em seguida fixadas por pressão.

 

mdf-qualidade-caracteristicas

 

MDP

O significado da sigla é Medium Density Particleboard ou Placa de Partículas de Média Densidade. São painéis de aglomerado, constituído de partículas de madeira aglutinadas entre si com resina, fixadas pela ação da temperatura elevada e alta pressão.

 

MDP-qualidade-caracteristicas

Qual delas é a mais resistente?

 

A resposta a esta pergunta está na composição dos painéis. Para isso deve-se observar que, na fabricação, o MDF necessita de muito mais material (placas de fibra), que o MDP (partículas de madeira).

Esta é a grande diferença entre eles.

Por conta disso o MDF é mais resistente, e está mais preparado para a construção de móveis que precisam suportar mais peso. Os móveis em MDF sem dúvida são mais resistentes, e também mais caros.

Já os móveis em MDP são uma alternativa mais barata, que não deverão suportar muito peso, o que danificaria a estrutura. Mas por ser mais flexível, permite fazer mudanças sem maiores problemas.

Mas atenção, não confunda o MDP com o aglomerado. A tecnologia utilizada na fabricação do MDP visa manter a peça homogênea, já o aglomerado não é específico para a produção de móveis.

 

MDF e MDP: em qual devo investir?

 

Conhecendo as características do MDF e do MDP, podemos analisar em qual momento podemos utilizar cada material.

Em alguns casos é desperdício de dinheiro comprar um móvel em MDF, e muito mais vantajoso comprar um em MDP. Em outros casos o MDF garante a resistência, e por consequência durabilidade do móvel.

 

Vamos conferir algumas situações para cada caso:

  • MDF apresenta grande resistência a flexão;
  • MDF permite melhores acabamentos para pinturas;
  • MDF é ecologicamente correto (feito de madeira de reflorestamento)
  • MDF não sofre com a variação de temperatura;

ou

  • MDP se você vai desmontar logo;
  • MDP se o móvel vai ficar em local úmido;
  • MDP para móveis do banheiro;
  • MDP para pia da cozinha.

Conclusão

 

Para evitar dores de cabeça, saiba a função de cada móvel, onde ele vai ser utilizado e quanto você deseja investir. Com isso você poderá utilizar cada material a seu favor e fazer a melhor escolha.

Na Duca Móveis temos o móvel ideal para qualquer tipo de situação. Venha conferir.

 

Posts Recentes
PROCURANDO MÓVEIS PARA SUA CASA OU ESCRITÓRIO?
ENTRE EM CONTATO COM NOSSO CONSULTOR.
indentificar-cadeira-de-escritório-ergonômica