Quando decoramos um quarto infantil, procuramos cores que representam a personalidade da criança, além de escolhermos os móveis que se adaptam melhor às necessidades em relação ao uso e ao espaço do quarto.
Se você está esperando um bebê ou apenas renovando o quarto do seu filho que já está maiorzinho, este post foi feito especialmente para você!
1. Cores no quarto infantil para estimular a criatividade
Ainda que as crianças sejam muito pequenas e o estilo ainda não esteja bem formado, cada uma possui uma personalidade que já pode ser observada desde muito cedo.
Como já falamos em outros artigos, as cores estimulam as emoções. Com os bebês e crianças isso não é diferente. Por isso o equilíbrio entre as cores é essencial na hora de compor um quarto infantil.
Cores Vibrantes:
Cores como o laranja, rosa e amarelo transmitem muita energia e são estimulantes. Mas cuidado, como as crianças em geral tendem a ser muito agitadas por natureza, é bom evitar excessos. Por isso a dica é aplicar estas cores em detalhes como em almofadas, acessórios e brinquedos.
Cores Calmantes:
Já as cores azul, roxo, branco ou verde transmitem calma e tranquilidade, quando utilizadas nas versões mais claras.
Por isso a dica para um quarto infantil equilibrado é investir em móveis neutros ou com detalhes em madeira. As cores ficam por conta dos acessórios com tons claros e detalhes mais vibrantes. Vale desde almofadas e quadros com personagens ou até um tapete bem divertido.
2. Cada cantinho com uma função
O quarto infantil é de fato um ambiente de diversão, mas também deve ter o seu espaço para estudo e descanso. A infância é uma fase de muita imaginação e o processo de aprendizagem é acelerado. Logo é fundamental criar espaços que mantenham os pequenos entretidos e estimulados.
Incentive a concentração: Ter um cantinho para leitura é uma ótima alternativa para incentivar o hábito desde cedo.
Estimule a criatividade: Se possível separe um espaço com materiais para pintura e brinquedos, além de um tapete confortável convidativo às brincadeiras.
Procure deixar os cantinhos distantes entre si, pois assim a criança começa a entender desde cedo que há momento para brincar, como também há momento para estudar.
3. Pequenos detalhes é que fazem a diferença
Não se limite apenas aos móveis. Existe uma infinidade de acessórios para decorar um quarto infantil ou de bebê, que vão muito além dos brinquedos. E lembre-se do velho ditado: menos é mais! Informação visual em excesso pode causar um certo desconforto.
Agora se você é mais ousado e quer diferenciar o quarto do seu filho ou filha, também pode recorrer a um papel de parede descontraído. Além de serem fáceis de aplicar, dá para renovar a decoração sempre que você quiser. Na internet é possível encontrar diversos tutoriais que ensinam como fazer.
Que tal testar com essas dicas fáceis que separamos para você?
Tapetes sempre ajudam a finalizar a decoração: no quarto infantil eles funcionam muito bem. Além de dar um charme e mais conforto ao ambiente. Eles são muito usados pelos pequenos que adoram brincar sentados no chão. No mercado, existem diversos modelos e estampas diferentes. Procure cores que combinem com a decoração, eles vão dar aquele toque de cor que estava faltando.
Além disso tem um detalhe que não pode faltar em um quarto infantil: os organizadores como baús, nichos e prateleiras, que ajudam a manter a organização e ainda podem ser decorados com os brinquedos preferidos dos pequenos.
Com certeza decorar um quarto infantil não é uma tarefa fácil, mas o resultado pode ser muito gratificante. Ver o sorriso e a alegria das crianças quando estão se divertindo compensa qualquer esforço, não é mesmo?
Aproveite para desfrutar esse momento único!
Quer encontrar os móveis perfeitos para o quarto do seu filho?
Visite a Duca Móveis ou confira o nosso site. Possuímos diversas opções para mobiliar e decorar o quarto da filha ou filho que está pra chegar, ou que está crescendo.
Confira mais alternativas de móveis para quartos: