Em Dicas, Escritório - Tempo de leitura: 3 minutos

Devido à quantidade de horas em que as pessoas passam juntas num mesmo ambiente no local de trabalho, é comum que vírus e bactérias possam se propagar. Desde a contaminação pelo ar, por meio de conversas, até tocar em objetos infectados. 

Com o número de casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) crescendo dia após dia no Brasil, a atenção neste momento é voltada para as medidas preventivas. 

Por isso, neste artigo vamos falar sobre como se proteger do coronavírus no escritório e em outros locais de trabalho semelhantes. 

Todas as indicações repassadas são da Organização Mundial da Saúde (OMS) e devem ser adotadas por empregados e empregadores, pois não só ajudam a combater o coronavírus como outras doenças contagiosas. Confira! 

 

Como se proteger do coronavírus: Limpeza correta dos móveis

Como você já deve saber, o coronavírus é transmitido de diversas formas e uma delas é tendo contato com algum objeto infectado. 

Portanto, segundo recomendações da Organização Mundial da Saúde, é necessário fazer a limpeza adequada dos seguintes móveis: 

  • Cadeiras;
  • Mesas;
  • Estações de trabalho. 

Para a limpeza correta, deve-se utilizar pano com desinfetante nos móveis citados. Neste outro artigo explicamos como limpar cadeiras corretamente. 

 

Como se proteger do coronavírus: Higienização de eletrônicos

Da mesma forma como são feitos com móveis, para se proteger do coronavírus, outros objetos também devem ser desinfetados, como: 

  • Computadores (monitor, teclado e mouse);
  • Celulares; 
  • Telefones. 

Também podem ser utilizados pano e desinfetante (nesse caso, próprio para eletrônicos). Vale lembrar que superfícies contaminadas são uma das principais formas de contaminação. Portanto, é essencial mantê-los limpos. 

 

 

Como se proteger do coronavírus: Lave as mãos após pegar nesses objetos

Como se proteger do coronavírus: Lave as mãos após pegar nesses objetos

Claro que para se proteger do coronavírus é extremamente importante lavar as mãos com frequência. Veja como lavar as mãos corretamente

Mas, alguns objetos merecem atenção especial no escritório, que são os compartilhados, como: 

  • Documentos ou cédulas de dinheiro; 
  • Maçanetas; 
  • Canetas ou lápis. 

Lave as mãos após pegar nesses itens citados, caso sejam compartilhados com outras pessoas. 

 

 

Como se proteger do coronavírus: Substitua o presencial pelo online, se for possível

Se você tiver viagens previstas para lugares em que haja casos confirmados de coronavírus, a melhor alternativa, nesse momento, é substituir essa viagem por uma reunião online, caso seja possível. 

Outra alternativa de como se proteger do coronavírus é adiar a viagem, até que a propagação de coronavírus possa ser melhor controlada. 

Caso a viagem seja inadiável, considere ficar por 14 dias em observação para possíveis sintomas. A atenção é redobrada para lugares em que há o surto ativo da enfermidade

 

 

Como se proteger do coronavírus: Home office é uma alternativa

Como se proteger do coronavírus: Home office é uma alternativa

Muitas empresas já estão adotando o home office como alternativa, especialmente cidades que tem um número considerável de casos confirmados. É o caso das empresas Mastercard e XP, localizadas em São Paulo, por exemplo. 

Várias outras empresas como Microsoft e Twitter também já adotam a medida. O Twitter, inclusive, foi a primeira empresa a recomendar que os colaboradores trabalhassem de forma remota. 

Ao optar pelo home office para se proteger do coronavírus, as empresas também estão evitando que os colaboradores precisem utilizar transporte público, local com grande circulação de pessoas. 

 

 

Como se proteger do coronavírus: Etiquetas de higiene, sempre

Ao tossir ou espirrar é necessário utilizar o antebraço e não mais as mãos. Além disso, é necessário lavar o antebraço assim que possível, pois ao tossir ou espirrar você expele gotículas com vírus e bactérias

É importante ter lenços descartáveis e álcool em gel sempre por perto. Inclusive, já é recomendado que as empresas disponibilizem esses materiais aos colaboradores no local de trabalho. 

 

 

Atenção para esses sintomas

Quem está com tosse e febre não deve ir trabalhar. Aliás, a OMS defende que os dirigentes nunca deveriam cobrar a presença de pessoas doentes no trabalho. A mesma medida vale para se proteger do coronavírus, influenza e outros vírus. 

Em caso de suspeita de coronavírus, evite o contato com outras pessoas e contate um médico. 

Todas essas recomendações são para proteger tanto o colaborador quanto a empresa, segundo a Organização Mundial de Saúde.

Posts Recentes
PROCURANDO MÓVEIS PARA SUA CASA OU ESCRITÓRIO?
ENTRE EM CONTATO COM NOSSO CONSULTOR.
limpar a casa preloader