Em Blog, Decoração - Tempo de leitura: 3 minutos

As almofadas são peças chaves quando o assunto é decoração. Seja para deixar o ambiente mais bonito ou até mesmo mais contemporâneo. Com elas, é possível mudar o local sem precisar alterar os móveis.

Mas para acertar na escolha desse acessório versátil, você precisa se atentar a alguns detalhes para não correr o risco de deixar o ambiente visualmente carregado, como:

  • Estampa;
  • Cores;
  • Tecido;
  • Quantidade;
  • Enchimento.

Por isso, neste artigo, vamos te dar 7 dicas de como usar almofadas na decoração! Se você deseja renovar algum lugar da sua casa ou escritório, continue a leitura.

 

 

1- Mescle almofadas estampadas e lisas

 

Misturar estampas é uma tendência na decoração com almofadas. Inclusive, você não precisa escolher entre almofadas lisas ou estampadas: é possível usar as duas.

Uma dica é escolher almofadas com estampa na frente e tecido liso atrás. Já os sofás bastante estampados combinam perfeitamente com almofadas sem estampas.

Para fazer uma combinação ainda melhor, você pode mesclar os formatos geométricos das estampas, como usar quadros de bolinhas, almofadas de listras e um cobertor texturizado, por exemplo. Lembre-se sempre de combinar as cores para deixar o ambiente harmonioso, como veremos a seguir.

 

 

 

2 – Combine as cores das almofadas

 

Combinar cores é um desafio para você? Pois, de agora em diante será muito mais fácil! Um segredo para fazer essa combinação é optar pelas cores que já estejam presentes no ambiente e ainda escolher tons complementares.

Por exemplo, você pode escolher uma cor predominante de um móvel para estar presente em todos os objetos estampados. Dessa forma, você consegue fazer um mix de cores deixando o local visualmente harmonioso, sem sobrecarregar.  

 

+Leia: DECORAÇÃO PARA CASA: 14 DICAS PARA DECORAR COMO UM PROFISSIONAL

 

 

3 – Escolha o tecido das almofadas

 

Existe uma grande diversidade de tecidos. Para escolher o certo, você precisa definir qual será o estilo da sua decoração. Separamos quais tecidos combinam com determinados estilos. Veja:

  • Linho: utilizado em ambientes mais casuais;
  • Lã com cashmere: é utilizada para dar um toque de luxo e sofisticação.
  • Aveludado: para ambientes tranquilos e confortáveis.
  • Seda e cetim: tornam o ambiente mais glamouroso.

Se você quer usar almofadas para decorar sua cama, é importante escolher materiais mais confortáveis como a seda ou o cetim. Já se você planeja colocar suas almofadas em ambientes externos, opte por materiais mais resistentes, como o couro ou tecidos impermeáveis.

 

 

4 – Afinal, quantas almofadas utilizar?

 

Além das cores e estampas, a quantidade de almofadas é um fator essencial para decorar o ambiente de forma harmoniosa. Para isso, é necessário avaliar também a quantidade de móveis e acessórios para não deixar a decoração carregada.

Em um sofá, por exemplo, você precisa avaliar o tamanho dele para escolher a quantidade. Nesse caso, as almofadas não podem cair no chão com frequência ou atrapalhar quem for sentar. Se isso acontecer, reduza a quantidade.

 

 

5 – Mude as almofadas conforme as estações do ano

 

Uma das opções para decorar seu ambiente com almofadas é alterná-las conforme as estações do ano. No inverno, por exemplo, cores como laranja e marrom dão a impressão de estar visualmente mais ‘quente’.

Já nas estações de mais calor, uma dica é utilizar cores frias como verde, azul e branco. Assim, a sensação passada pelas cores é de que o ambiente está mais refrescado.

+Leia: 8 DICAS PARA DECORAR QUARTOS PEQUENOS 

 

 

6 – Enchimento das almofadas também é importante

 

Todos os fatores explicados até aqui garantem que sua decoração fique harmoniosa. Mas, é extremamente importante observar o enchimento das almofadas. Uma boa estampa não vai deixar a almofada mais macia.

Hoje é possível encontrar uma infinidade de materiais de enchimento, como fibras sintéticas ou poliéster siliconado. Existem modelos mais moldáveis ao corpo que são preenchidos com bolinhas de isopor.

Já se você procura modelos mais requintados e não se importa com o preço, pode optar por modelos com enchimento de materiais naturais, como penas e plumas de pato ou ganso.

Indiferente ao tipo de enchimento, opte sempre por almofadas mais cheias – sem aquele aspecto de almofada murcha.

 

 

7 – Aproveite a versatilidade das almofadas e seja criativo

 

Sabe aquelas cores que você adora, mas não teria coragem de utilizá-las nas paredes? Seja vermelho, preto ou rosa pink, você pode aproveitar e usá-las nas almofadas. Dessa forma, você não precisa deixar de lado as cores que ama!

Além de versáteis, elas dão um visual completamente novo a ambientes que estavam meio apagados.

Por isso, na hora de escolher as suas almofadas que você quiser use a criatividade, os seus gostos e as dicas desse artigo para seu ambiente ficar do jeito!

Se preferir, peça ainda a opinião de um especialista na hora de comprar as almofadas. A Duca Móveis é referência em almofadas e pode te ajudar. Saiba mais!

Posts Recentes
PROCURANDO MÓVEIS PARA SUA CASA OU ESCRITÓRIO?
ENTRE EM CONTATO COM NOSSO CONSULTOR.
Tendências de decoração para escritório: 4 dicas para aplicarDicas de decoração para aumentar a produtividade preloader